Sou Maria Aparecida Nunes Barbosa da etnia Xacriabá. Moro na aldeia Barra do Sumaré II, município São João das Missões, Minas Gerais. Sou professora há 15 anos na minha aldeia. Sou estudante universitária da UFMG.

Há 3 anos que faço pesquisa sobre conflitos e sobrevivência do povo Xacriabá e municípios vizinhos, antes dos anos 1970.

Pensei em criar esse blog para divulgar meu trabalho e de outros colegas e dar oportunidade para outras pessoas conhecerem um pouco sobre as histórias do nosso povo, que a maior parte está só na mente dos mais velhos que eles estão levando com eles.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Piadas


  • Tinha um homem que vendia toicinho e tinha muito toicinho ardido. Aí ele falou: amanhã eu vou guardar os toicinhos bons e vender só os ardidos. E ele tinha um papagaio que fofocava tudo. De manhã chegou um amigo que queria comprar toicinho. O papagaio falou: o bom ta guardado, esse aí ta ardido. O homem não comprou e foi embora. O vendedor do toicinho pegou o papagaio, tirou todas as penas e jogou no meio do terreiro. Aí ia passando um pintinho pelado, o papagaio perguntou: uá pintinho, você fofocou do toicinho ardido? Porque você está pelado!

  • Tinha um índio que estava perdido na cidade. Estava com fome e resolveu assaltar. Aí ia passando uma mulher, ele falou: me dá a bolsa senão índio mata. A mulher entregou a bolsa. Ele falou: Me dá pulseira senão índio mata. Me dá o sapato senão índio mata. A mulher abaixou para tirar o sapato e deu um pum. Aí o índio disse: me dá buzina senão índio mata!

  • Tinha um garrote que estava doido para passar para outro cercado por causa de uma novilha. Chegando outro garrote perto da novilha, ele resolveu arrebentar a cerca e foi pra perto. Ele perguntou à novilha: como você chama? Eu me chamo Maria das Flores, mas me chamam só de Maria que as flores ficam no campo. A novilha perguntou a ele: como você se chama? Chamo José Badalo, mas me chame só de José, que o badalo ficou ali no arame.

  • Chegou um homem no açougue e perguntou: Você tem pé de porco? Tenho. Você tem focinho de porco? Tenho. Você tem cabeça de porco? Tenho. Moço, então você é bem feinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário