Sou Maria Aparecida Nunes Barbosa da etnia Xacriabá. Moro na aldeia Barra do Sumaré II, município São João das Missões, Minas Gerais. Sou professora há 15 anos na minha aldeia. Sou estudante universitária da UFMG.

Há 3 anos que faço pesquisa sobre conflitos e sobrevivência do povo Xacriabá e municípios vizinhos, antes dos anos 1970.

Pensei em criar esse blog para divulgar meu trabalho e de outros colegas e dar oportunidade para outras pessoas conhecerem um pouco sobre as histórias do nosso povo, que a maior parte está só na mente dos mais velhos que eles estão levando com eles.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Acordando o passado


 Acordando o passado
Cida Nunes

 Minhas experiências dentro da sala de aula.

Há 10 anos que trabalho em barraco e embaixo de árvores, já alfabetizei muitas crianças usando este tipo de ambiente. Sempre  percebi que as crianças se sentiam muito  felizes, à vontade, quando estavam em ar livre. Este local foi muito importante no  aprendizado das crianças xacriabá. Elas aprendem muito mais olhando os galhos balando pelo o vento, os pássaros cantando, o vizinho assoviando. Dessa maneira, eles não percebiam que estavam fora do seu quintal, vendo estas coisas a todo instante.

Como estão acostumados em ambiente livre, se mudarem para uma sala  entre quatro parede este aprendizado muda, a alegria acaba e eles se sentem incomodados, sentem-se tristes, e todo momento querem sair da sala, eles sentem como se estivessem cegos, sem nem uma visão.

Hoje, alguns desses alunos que alfabetizei embaixo da árvore já são professores, usam o mesmo ambiente, sentem essa diferença e desconforto dentro de uma sala fechada que é muito diferente do  local que a criança está acostumada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário