Relação do curso com a prática pedagógica (cultura e conhecimento da comunidade, métodos de ensino e material didático).
Segundo relatos obtidos nas entrevistas com os professores, alunos, pais e liderança da aldeia, esse curso está contribuindo muito para a prática dos professores da aldeia. Tem deixado os professores mais a vontade, bem informados e mais seguros (que estão fazendo uma boa aula) Eles adquiriram mais conhecimentos e desenvolveram melhor seus trabalhos junto com as comunidades. Esse desenvolvimento tem melhorado tanto para o trabalho dos professores quanto no desempenho dos alunos. Os professores estão ajudando os alunos a descobrir um mundo em que ainda não havia sido descoberto, dando a oportunidade de obter e aprofundar outros conhecimentos, despertando- se assim os seus interesses e curiosidades sobre os diversos assuntos.
Antes de 2006- havia ensino médio em apenas duas aldeias: Barreiro e Brejo. Hoje já tem ensino médio em 6 aldeias, sedes.. Desde que criou o ensino médio, já temos jovens que terminaram o terceiro ano e estão trabalhando na própria aldeia.
Antes da criação do ensino médio nessas sedes, muitos jovens só estudavam até a oitava série e parava porque não tinha condições de continuar estudando na cidade, ou até mesmo para escola em outras aldeias que já existia como explica acima. Era muito distante, e não tinha transportes.
Hoje através das capacitações e da inserção de professores indígenas na graduação intercultural pode se afirmar que houve uma grande aprendizagem; já que tudo que é aprendido no curso é trabalhado no ensino médio.
Antes do curso alguns professores tinham dificuldades em trabalhar algumas disciplinas, pois não tinham capacitação adequada para exercer um cargo no ensino médio, e isto foi superado durante o curso. O mesmo contribuiu no avanço dos professores e tem deixado os alunos mais interessados e confiantes em seus aprendizados.
O curso está sendo muito importante, pois a cada dia aprendemos coisas novas. A participação em cada módulo enriquece a prática em sala de aula. Durante os módulos estamos em constante observação: o jeito e comportamento de cada professor não índigena na sala de aula, os conteúdos desenvolvidos e as formas de desenvolver esses conteúdos.
Cada professor indígena está tendo um bom desempenho, pelo menos na busca de novas práticas e novas metodologias de ensino e produção de material didático específico e isso tem melhorado muito a qualidade de ensino nas escolas indígenas.
Através deste estudo os professores estão conseguindo responder as demandas de cada aldeia e da reserva com ensino da primeira série até o terceiro ano.
Muitas coisas estão acontecendo na prática como a elaboração de planejamento coletivos e com temas voltados para a realidade das comunidades e do próprio povo. Com isso, ajuda os alunos conhecer e reconhecer quem eles são, sua história e a história de seu povo, fortalecendo sua identidade cultural, além de ter oportunidade de conhecer outra cultura.
O curso influenciou também os professores a participarem de encontros, reuniões, oficinas e elaboração de projetos junto com as suas comunidades. Sendo capazes de participarem das discussões e proporem soluções para os problemas.
Com esse curso os professores indígenas aprenderam muitas coisas importantes e interessantes. Através deste curso muitos dos professores criaram projetos que é utilizado dentro da comunidade, e isso, antes do curso ninguém nem ouvia falar.
O curso ajudou a nos pensar a forma de trabalhar com o nosso jeito de viver.
No conhecimento de legislações que garantem nossos direitos de ter uma escola específica, diferenciada e que seja obedecida e respeitada pelos órgãos competentes.
No resgate e valorização da nossa cultura, revitalização da língua, direito, autonomia e luta pela terra.
Através das demandas, pesquisas com os mais velhos buscando formas e práticas do nosso povo.
O curso está nos ajudando a conhecer os nossos direitos e através desses direitos podemos entender o que é um projeto político pedagógico, porque só assim a comunidade terá respeito. O projeto político e o currículo estão sendo reformulado baseado na demanda surgida nas comunidades. Nele temos a capacidade de colocarmos novas práticas e planejamento a partir de temas que nos interessam e são importantes para nós. A reformulação desse projeto está acontecendo com a participação, ajuda e esclarecimento dos pais, alunos lideranças cacique e toda comunidade escolar, colocando o nosso jeito e ser de viver, de e pensar.
O curso está dando a possibilidade dos professores conhecerem outras culturas e modo de viver de outros povos indígenas, através de encontros com palestras. Onde eles trazem um pouco da sua realidade, cultura, e anseios para o seu futuro como povo indígena. Assim colocar em prática algum conhecimento ou projeto para resolver a situação nossa, de acordo a necessidade, realidade e modo próprio de viver. Além disso, tem possibilitado os professores ser mais informados, ajudando também na reflexão, de como trabalhar a realidade de dentro e fora; pois é, fundamental para nos que queremos nosso futuro garantido, ter conhecimento do mundo atual que está sendo bem diferente do mundo anterior que os nossos pais viveram.
Destacando a importância da valorização e fortalecimento da prática cultural pegando experiências que podem ajudar na melhoria dos alunos e da comunidade em geral.
Alunas: Cilene Araújo Santos Gomes e Maria Aparecida Nunes Barbosa.
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