Sou Maria Aparecida Nunes Barbosa da etnia Xacriabá. Moro na aldeia Barra do Sumaré II, município São João das Missões, Minas Gerais. Sou professora há 15 anos na minha aldeia. Sou estudante universitária da UFMG.

Há 3 anos que faço pesquisa sobre conflitos e sobrevivência do povo Xacriabá e municípios vizinhos, antes dos anos 1970.

Pensei em criar esse blog para divulgar meu trabalho e de outros colegas e dar oportunidade para outras pessoas conhecerem um pouco sobre as histórias do nosso povo, que a maior parte está só na mente dos mais velhos que eles estão levando com eles.

terça-feira, 12 de abril de 2011

A vida antes era mais fácil

Antes nós viviamos uma vida bem mais fácil e melhor porque chovia mais e a nossa terra era mais rica em matéria orgânica e não havia muita erosão. As coisas eram bem mais fáceis e a gente vivia uma vida bem mais tranqüila e não tinha prejuízo pelas roças que a gente plantava.
Nós plantávamos o milho, feijão, arroz, algodão, mamona, cana de açúcar, etc. e tudo dava com a maior facilidade.
A gente só ia nas cidades vender algumas coisas para comprar outros produtos como café, sal, querosene, etc. o restante todo a gente plantava aqui mesmo na roçada.
Então antes era bem melhor. A gente dependia pouco do comercio e das fabricas. Hoje tudo ficou mais difícil: nossas terras ficaram mais pobres, estão ocorrendo muitas erosões, chove pouco, e nós trabalhamos muito para colher pouco.
A dificuldade é demais, cada dia que passa as coisas mais difíceis ficam. Quase não colhemos nada porque as plantações morrem com o sol e o restante que fica os insetos destroem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário