Sou Maria Aparecida Nunes Barbosa da etnia Xacriabá. Moro na aldeia Barra do Sumaré II, município São João das Missões, Minas Gerais. Sou professora há 15 anos na minha aldeia. Sou estudante universitária da UFMG.

Há 3 anos que faço pesquisa sobre conflitos e sobrevivência do povo Xacriabá e municípios vizinhos, antes dos anos 1970.

Pensei em criar esse blog para divulgar meu trabalho e de outros colegas e dar oportunidade para outras pessoas conhecerem um pouco sobre as histórias do nosso povo, que a maior parte está só na mente dos mais velhos que eles estão levando com eles.

terça-feira, 12 de abril de 2011

A cura da nossa aldeia


A cura da nossa aldeia

Hoje nossa aldeia passa bem, diminuíram muito os casos de doenças. Mas nem todos os casos, porque tem coisas que antigamente as pessoas não tinham, como essas doenças do dia a dia.
Melhorou foi nas orientações de doenças contagiosas e também como tratar a água, porque se deixasse a água suja dava dor de barriga, não deixar o quintal sujo para não criar bichos como ratos, baratas, mosquitos, etc.
Antigamente tinha doenças do dia a dia, que eram cuidadas com remédios caseiros. E hoje já não fazem mais isso. As pessoas procuram o médico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário