Sou Maria Aparecida Nunes Barbosa da etnia Xacriabá. Moro na aldeia Barra do Sumaré II, município São João das Missões, Minas Gerais. Sou professora há 15 anos na minha aldeia. Sou estudante universitária da UFMG.

Há 3 anos que faço pesquisa sobre conflitos e sobrevivência do povo Xacriabá e municípios vizinhos, antes dos anos 1970.

Pensei em criar esse blog para divulgar meu trabalho e de outros colegas e dar oportunidade para outras pessoas conhecerem um pouco sobre as histórias do nosso povo, que a maior parte está só na mente dos mais velhos que eles estão levando com eles.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Preservação e recuperação do tabuleiro focado nas plantas medicinais


Alguns projetos que estão sendo realizados na nossa terra e o que os alunos acham disso

Preservação e recuperação do tabuleiro focado nas plantas medicinais

Esse trabalho é importante porque também está passando o reconhecimento dos mais velhos para os mais novos, porque tem planta que os mais novos não conhecem, por isso que este trabalho é importante, porque passa o conhecimento dos mais velhos para os mais novos.
Eu gostei muito do que as pessoas falaram porque tem muita planta medicinal que eu não sabia pra que servia, e pelo que as pessoas da reunião falaram hoje, já sei de várias plantas que servem para curar várias doenças, como a Vera que  falou que ela mesma foi curada por uma planta chamada jatobá, que serve, segundo ela, para anemia. E teve outras pessoas que também falaram de outras plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário