Sou Maria Aparecida Nunes Barbosa da etnia Xacriabá. Moro na aldeia Barra do Sumaré II, município São João das Missões, Minas Gerais. Sou professora há 15 anos na minha aldeia. Sou estudante universitária da UFMG.

Há 3 anos que faço pesquisa sobre conflitos e sobrevivência do povo Xacriabá e municípios vizinhos, antes dos anos 1970.

Pensei em criar esse blog para divulgar meu trabalho e de outros colegas e dar oportunidade para outras pessoas conhecerem um pouco sobre as histórias do nosso povo, que a maior parte está só na mente dos mais velhos que eles estão levando com eles.

terça-feira, 12 de abril de 2011

A ROLINHA E A RAPOSA

A ROLINHA
E A RAPOSA

Marlene e Cida Nunes



   Era uma vez uma Rolinha que vivia tão feliz chocando seus ovinhos no galho de uma àrvore.


Um lindo dia, com o brilhar do sol os filhotinhos nasceram.



No dia seguinte para surpresa da rolinha apareceu uma raposa com má intenção e disse: rolinha estou com fome, joga um filhotinho para mim si não eu vou subir ai e comer você com filhote e tudo. E a rolinha jogou.


 No segundo dia a raposa voltou novamente e fez o mesmo.



No terceiro dia apareceu um caburé na árvore onde estava a Rolinha muito triste e perguntou a amiga Rolinha porque ela estava triste e ela lamentou o acontecido.

Então o caburé explicou para a Rolinha que Raposa não subia em árvore e voou e foi tomar banho no rio.


Após alguns minutos apareceu a Raposa novamente e pediu  o ultimo filhote e a rolinha recuou falando que não ia jogar, pois a raposa não subia em árvore.
Ai a raposa perguntou quem tinha falado para ela. Ela respondeu: o amigo caburé.
  

   Depois a raposa muito brava foi procurar o caburé na floresta e encontrou ele tomando banho em um rio.

   Ela falou: amigo caburé, sai da água que eu vou te comer. E ele respondeu: Ê boba caburé molhado é veneno.

  Ela respondeu, eu espero você enxugar e ficou sentada esperando.

  Quando ele enxugou voou depressa e falou: - Ê bicha boba. É mentira que caburé molhado é veneno!

2 comentários:

  1. Minha vó contava essa história! Maria jose, beijos do seu neto que ama!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha vó também contava essa história, não sei porque, mas eu ficava com um pouquinho de medo.

      Excluir